quarta-feira, 22 de julho de 2009

Quem é ele?



Quem é ele?


Ele é brasileiro, um nome mais do que comum. Poderia fazer parte da tropicália ou da MPB, afinal em sua obra você encontra um pouco de Milton, Djavan e João Bosco. Ele poderia se chamar facilmente Caetano. Se fosse Chico poderia ser o Buarque que é antigo ou o Science que é moderno.

Com sua alma negra ele poderia ser Gil, Seu Jorge ou o outro Jorge, que pra mim será eternamente do “Bem”. Assumidamente popular e para outros definitivamente brega. Controvérsias e rótulos a parte, temos certeza que o Waldick, Jessé, Biafra, Falcão, o Sidney, Reginaldo e Genivaldo, Fábio Jr e porque não até o Paulo Ricardo de alguma forma nele se inspiram.

Quem é pop se mistura, se permite e arrisca. E ele de tão pop faz o rei desse gênero Lulu Santos ser rebaixado a príncipe. No rock: Titãs, Skank, Barão Vermelho e até o mineiro Flausino um dia gravaram músicas dele. Cazuza compôs uma letra em sua homenagem.

Ontem Betânia e Gal assumiram a paixão. No passado, Elis afirmou: “a voz de Milton Nascimento é a voz de Deus”. Se Milton é a voz, ele é o coração. Já hoje em dia as que tem sobrenome rústico e talento imenso: a Monte que é Marisa e a da Mata que é Vanessa, não escondem sua admiração. Ainda mais nova, Sandy se encanta com seus versos. Ana Carolina (quem diria) se derrete, Fafá de Belém é mais do que sorrisos (como se isso pra ela fosse possível) e a “Marrom” quase ficou branca de tanta emoção quando cantou com ele.

No samba e no funk alguns o paqueram: o Luiz Melodia, carioca (do Estácio e não da Gema) e como bom malandro, não assume suas paixões. Nem ele e nem a garota “sangue bom” Fernanda Abreu. Ainda no Rio de Janeiro, ele que desde cedo sempre foi muito bem relacionado morou na casa de Tim Maia e aprendeu com o "síndico" a batida do rock. Conhecendo Tim, eu acho que eles fumaram o cigarro proibido. E você?

O Zeca que hoje mais parece garoto propaganda do que músico quer gravá-lo, mas privilegiado é o barão de nome: Roberto. Ou se preferir: apenas Frejat. Esse foi mais longe e já gravou dele mais de uma canção. Mesmo não sendo baiano, o homenageado em questão fez muita festa ao receber em seu palco: Daniela Mercury, Simone e Ivete.

Aposto que suas músicas poderiam ter sido compostas por Maysa ou Lupcínio, já que ele é um perfeito cronista do coração que é feliz e do coração que se parte. Mas esses já partiram e por isso não poderemos eliminar essa dúvida.


Na TV as rainhas Xuxa e Hebe já se curvaram aos seus pés. E o Luciano que de Huck não tem nada, mas sabe de sua força, fez um programa inteiro em sua homenagem. O Faustão, o Raul, e aquele que é rei como ele: o Sílvio, também já bateram palmas para o seu talento. Dos tempos que o rock brotava, ele fez grandes amizades e amores: Silvinha era uma delas. Vanderléia ninguém confirma.

Pode-se dizer então e com razoável dose de certeza, que não existe no Brasil ninguém que nunca tenha ouvido uma única música sua e se existe esse não é brasileiro, porque só de carreira ele tem meio século de vida. Deve ser por isso que muitos o consideram um mito. Ou será por sua forma simples, jovem e ao mesmo antiga de falar do amor com tanta intimidade?
“São tantas emoções” que a gente ouve certas canções e acredita piamente no que ele diz: “bom é ser feliz e mais nada... nada”. Seu parceiro e grande amigo, é Carlos como ele e também pensa assim. Porém um se chama Erasmo e ele? Ele é o rei que se chama Roberto.

3 comentários:

  1. Poxa, pensei que não fosse falar do Erasmo!!Eles são unha e carne, não existe um sem o outro, mas fiquei aliviada quando vi a participação dele!
    Ficou lindo demais! Parabéns! Você tem o dom da escrita, porém não qualquer uma e sim da poética; vc consegue fazer com que as palavras deslizem suavemente, cada uma com destino certo formando um todo coeso, coerente!
    Mais uma vez parabéns!!

    Beijão , Ana!!

    ResponderExcluir
  2. Simplesmente GE-NI-AL. Homenageou o rei mencionando todos os súditos!Bjota.. vê se publica essa crõnica! Texto inteligente e divertido de se ler. Parabéns garoto de talento. Beijo Flora Kruger.

    ResponderExcluir