quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Paralelepípedo


A letra "Paralelepípedo" faz parte do CD "La Plata", lançado em Outubro de 2008 pela banda mineira Jota Quest. Os versos dessa música sempre me chamaram a atenção. Quando descobri a música que é cantada de forma bastante simples, quase infantil, comecei a refletir um pouco mais sobre o sentido da letra e aos poucos fui chegando a pequenas conclusões.

A letra parece um jogo de versos, na linha "Arnaldo Antuniana". Me lembra a música "Poder" que faz parte do segundo disco solo de Arnado, "Silêncio", lançado em 1996 e que traz em seu vídeo clip grandes estrelas do rock brasileiro, entre elas: Roberto frejat, Nasi, Edgard Scandurra. Arnaldo cantava os seguintes versos: " pode ser loucura / pode ser razão / pode ser sim / pode ser não / pode ser Maria / pode ser João / pode ser carro / pode ser avião / eu só não sei porque eu e você / não pode não". Confesso que não sei se a letra "Paralelepípedo" é de autoria de Arnaldo ou de algum dos membros do Jota, sendo neste último caso, sim uma grata surpresa.

Me seduz a forma criativa e lírica com que os versos de "Paralelepípedo" brincam com a sonoridade e sentido das palavras. Em uma acepção mais real, paralelepípedo me remete a obstáculo, dificuldade. Você (seja de carro ou a pé) não caminha em uma rua de asfalto liso da mesma forma que caminha em uma rua com paralelepípedo. Caminha?

Aprecio o uso da expressão "para" que faz parte da palavra "para-lelepípedo" e se apresenta em toda letra, ganhando sempre destaque: "para a medicina luta / transfusão sanguínea". Este trecho admite um tremendo osbtáculo: você precisa lutar para ser um bom médico no Brasil e revela um contraponto de esperança: "transfusão sanguínea" que renova as energias quando acontece tanto para a vida, quanto para a medicina.

Segue a letra dizendo (melhor ainda, cantando): "paranóia nossa / turn off parabólica". Com tamanha carga de informação: TV, orkut, msn, twiter, blog, SMS, celular, GPS. Você precisa se desligar da parabólica de vez enquando, se não quiser que seu "HD" entre em curto circuito. O verso termina de forma bastante original: "parafraseando Otto / acabo de entrar / pra solidão... a cabo".

Genial! Passei o último feriado sozinho, totalmente sozinho em casa e também entrei pra solidão a cabo. Mesmo com tanta diversidade de companhia (leia-se: canais), a solidão a cabo é um tédio. Quando você está sozinho consigo mesmo, imerso em seus pensamentos e dúvidas, você sabe para onde ir? Mesmo escutando em baixo volume a música o verso abaixo amplifica: “pra onde é que eu vou agora / além de mim? E a terra prometida”? A terra prometida. Será o amor?

Em outra estrofe a letra de forma bastante visceral apresenta a dureza da vida e depois sugere um contraponto mais macio e suave: “Paralelepípedo / Para-lama sujo / Para-choque duro / Para além das flores”. O que pode ser mais duro que um paralelepípedo ou mais suave do que as flores?

Verso novo e nova proposta de reflexão: “paralise o mundo / aperte o parafuso”. Afinal, paralisar o mundo é uma ideia tão utópica que a pessoa deve mesmo apertar os parafusos da cabeça, para se reconectar a realidade.

Para quem se preocupa com as questões político/religiosas: “paranóia santa / turn off intolerância / parafraseando Yuka / a américa ninguém regula”. A questão palestina e israelense é uma paranóia santa, que incita a intolerância. Eu concordo plenamente com Yuka: com menos ganância, a américa resolveria a situação.

E a letra termina de forma apoteótica: “e as crianças / pára-raios / e a esperança / por quantas anda / os paparazzi da guerra / no asfalto quente / petrolíferas mentes.” E as crianças que (como pára-raios) absorvem parte de todo essa desenfreada ambição, sem ter um dedo de culpa?
E a esperança, por quantas anda em tempos de pré-sal? Os paparazzi da guerra (os senhores engravatados do planalto, Texas, Chicago, Londres, Washighton ou Riad) que em suas salas decidem o futuro do mundo e das guerras assistindo e se divertindo com todo caos, legítimos paparazzis da guerra. Ricos no dinheiro, pobres de alma ou se você preferir: “petrolíferas mentes”.
Obs: apenas para deixar registrado, escrever tantas vezes a palavra "Paralelepípedo" é um tremendo exercício de paciência e escrita. A propósito, a música é linda e vale apenas ser ouvida. "Para-zer" geral, segue link no youtube. http://www.youtube.com/watch?v=dfBhDZlKOcY
PARALELEPÍPEDO

PARALELEPÍPEDO
PARALELO ÚNICO
PÁRA-QUEDAS, VIDA!
PARA LER EPÍLOGOS

PARALISE O MUNDO!
APERTE O PARAFUSO!
PARA MEDICINA, LUTA!
TRANSFUSÃO SANGÜÍNEA!

PARANÓIA NOSSA?
TURN-OFF PARABÓLICA!
PARAFRASEANDO OTTO
ACABO DE ENTRAR PRA SOLIDÃO... A CABO

PRA ONDE É QUE EU CORRO AGORA?
PRA ALÉM DE MIM?
E A TERRA PROMETIDA?

PARALELEPÍPEDO
PÁRA-LAMA SUJO
PÁRA-CHOQUE DURO
PARA ALÉM DAS FLORES

PARALISE O MUNDO!
APERTE O PARAFUSO!
PARA MEDICINA, LUTA!
TRANSFUSÃO SANGÜÍNEA!

PARANÓIA SANTA?
TURN-OFF INTOLERÂNCIA!
PARAFRASEANDO YUKA
A AMÉRICA NINGUÉM REGULA

PRA ONDE É QUE EU CORRO AGORA?
PRA ALÉM DE MIM?
E A TERRA PROMETIDA?

E AS CRIANÇAS PÁRA-RAIOS?
A ESPERANÇA, A QUANTAS ANDA?
OS PAPARAZZI DA GUERRAO ASFALTO QUENTE
PETROLÍFERAS MENTES!!!


Autor: ainda desconhecido

2 comentários:

  1. Confesso que não tinha ouvido a música antes. Jogo de palavras interessantes, com um toque mesmo do Arnaldo. A palavra para possui tantos significados...

    Para além daquilo
    Parábola, para-raio e paraninfo
    Para ouvir, ver e sentir
    Para mim e para você
    Para todos nós
    Agora definitivamente não para mais

    Bj PARA vc.

    ResponderExcluir
  2. adoro a musica, alias foi eu que te mostrei rsrs. Mas confesso que nao tinha feito uma análise nua e crua dela. Ainda bem que eu tenho vc! beijos

    ResponderExcluir