segunda-feira, 16 de março de 2009

Nota 10



Alguém sabe me dizer porque o número 10 tem tanto valor? Pelé eternizou a camisa 10 dos clubes e seleções em seus 20 anos de carreira, marcando 1.284 gols. Ganhou tudo que foi possível e transformou o “10” em sinônimo de qualidade, eficiência e diferencial. É uma resposta razoável? Você já percebeu o quanto todo mundo comemora ou se lembra com carinho dos: 10 anos de formado, 10 anos de casamento, 10 anos de empresa (alguém ainda permanece 10 anos na mesma empresa)? Meu filho é nota 10 e assim por diante.

Mas e você, o que estava fazendo em fins de 1998 e início de 1999? Há 10 anos atrás tínhamos na agenda do planeta: o Brasil ainda de rebordose pela surra que levou da França na final da copa de 1998, tínhamos o BUG do milênio que já assombrava as empresas e governos, o eclipse lunar de 1999 que acabaria com o mundo, o Brasil sofria o primeiro blecaute de sua história, eu tinha acabado de passar no vestibular e uma banda de rock varria os Estados Unidos com seu disco de estréia: New Radicals.

Seu vocalista, produtor e principal letrista Greg Alexander foi responsável por criar um dos maiores hits da década de 90: you get what you give. O disco de nome “Maybe you´ve been brainwashed too” além de contar com outras grandes canções, tinha como ponto forte o timbre agudo e envolvente de Alexander. Se você fechar os olhos em algumas músicas do disco vai achar que Mick Jagger mudou de banda.

O disco foi muito bem recebido pela crítica nos Estados Unidos e alcançou o surpreendente quinto lugar na parada britânica. Um tremendo estouro para um disco de estréia. A banda ainda contava com a bela e sensual atriz Danielle Brisebois que fez backing vocals em algumas músicas e co-escreveu, junto com Alexander, o single "Someday We'll Know". Você pode ver Danielle no clipe original dessa música, atrás de Greg tocando percussão e fulminando a câmera com um olhar sedutor. Esse mega hit encantou a crítica americana pela poesia e lirismo da letra que faz referências ao amor eterno, cinema, e até mesmo fatos bíblicos e da história recém moderna como o desaparecimento de Emily Ehart, primeira mulher a cruzar o oceano atlântico de avião. Entretanto exausto pela turnê de lançamento do disco, Greg Alexander literalmente chutou o pau da barraca e encerrou as atividades da banda, tornando-se ainda um produtor de sucesso. É produção dele o hit “The game of love” de Carlos Santana e Michelle Branch.

Aqui no Brasil “Some day we´ll know” poderia ter sido composta por Arnaldo Antunes, Renato Russo ou Cazuza. Na Inglaterra David Bowie poderia facilmente ter escrito a letra em função do seu reconhecido talento para usar metáforas. Mas foi Greg Alexander que roubou a cena compondo uma das maiores baladas dos anos 90. Nada mais justo que uma singela homenagem aos 10 anos, dessa música nota 10, de uma banda 10, que infelizmente durou muito menos do que uma década e deixou o cenário pop/rock bem menos interessante. Será que “algum dia nós vamos saber” porque essas coisas acontecem?
OBS: a versão postada aqui e com tradução em português, embora fiel não é a da banda. Recomendo a versão original do New Radicals disponível no youtube e também legendada em português, mas esta versão não pode ser anexada em blog´s.

Nenhum comentário:

Postar um comentário