quinta-feira, 12 de março de 2009

Criança Dinamite



A sinceridade de dizer tudo que pensa usando a verdade como suporte, é uma dinamite que explode as mais consistentes vigas e pilares, mas me pergunto: onde se esconde essa sinceridade? Ela mora apenas e confortavelmente na cabeça de toda criança. Independentemente de sua cor, raça ou religião. Meninos e meninas se põem a brincar com negros, brancos, amarelos, ricos e pobres. Feliz é toda criança, uma dinamite capaz de implodir valores e conceitos de uma sociedade que avalia as pessoas por sua aparência, e não por sua natureza.

Nasceu no seio do Rio de Janeiro (talvez a mais brasileira das cidades brasileiras) um menino de nome Agenor e codinome Cazuza, uma dinamite que estourou, como todo o movimento do Rock Brasil, no início da década de 80. Jovem (talvez uma eterna criança), bonito, rico são adjetivos que lhe caem muito bem, mas estão muito longe de qualificá-lo. Desde a primeira obra o menino Cazuza se impôs como um letrista que assina com as vísceras. O talento, guardou na gaveta até conhecer Frejat, guitarrista-irmão dos tempos do Barão Vermelho e parceiro de sempre. Aí as letras ganharam música, encontraram o caminho da rua, o menino então cantou para os nossos ouvidos com o despudor de uma criança, daquelas que tocam nas feridas sem se preocupar com as conseqüências.

Uma capacidade ímpar de verbalizar a realidade de um país assolado pela mentira e hipocrisia. Quem melhor do que uma criança para apontar os erros infantis de uma nação? E como boa criança que foi, Cazuza não ousou mentir, como boa criança usou sua poesia como arma, para apontar as fraturas expostas de sua geração. Veio da BURGUESIA, mas não hesitou em dividir seus medos e anseios na busca de uma IDEOLOGIA pra viver. Como uma criança que não perdoa injustiça, Cazuza não perdoou o BRASIL, sua “pátria amada e desimportante”, em suas letras. Usando claro, como contraponto a esperança, brincou de amar e viver a VIDA sem culpas nem morais. Sem se importar em ser descoberto, rezou um BLUES DA PIEDADE, para todos que diferente dele não tiveram grandeza e coragem. Cazuza adoeceu e como uma criança, não quis se enclausurar, como uma criança quis continuar a brincar de viver, de compor, de amar... de existir. Como um moleque teve a coragem de “mostrar sua cara” diante dos fatos. E quem é que pode dizer quais foram seus erros? Quem nunca errou que atire a primeira pedra!

Cazuza se rebelou contra morte. Com a rebeldia de uma criança, que não se sente bem em seguir todas as regras, enganou-a, fintou-a, sabia que ainda não era sua hora. Entretanto, o destino pregou-lhe uma peça. Levou-o para longe justamente por causa de um de seus maiores talentos... o de ser EXAGERADO na hora de amar. A criança dinamite se foi, mas a grandiosidade de seu trabalho permanece, porque ... o tempo... O TEMPO NÃO PÁRA.
Homenagem aos 51 anos de Cazuza, que seriam completados em 04/04/2009.

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Sem palavras para você Bruninho!
    Consegue usar palavras simples e sutis e construir algo tão belo!Que mexe com a gente e nos deixa cada vez mais admirados com o seu talento!!
    Um beijo!!

    Obs.:Com certeza uma grande homenagem!

    ResponderExcluir
  3. Hoje de manhã ouvi Bete Balanço e lembrei-me de vc. Agora, vejo esse texto. Adorei.
    Afinal, "Só as mães são felizes" foi o primeiro livro que conseguiu levar a Fortaleza às lágrimas. Muito marcante...

    ResponderExcluir
  4. Sim Sim Celina ... Só as Mães são felizes....
    Eu estufo o meu peito pequeno e frazino ( sou pequenina , rs ) para dizer prá vcs todas (os)
    que sou a Mãe mais feliz do mundo, a Mãe que tem mais orgulho de seus filhos , sou a Mãe mais prívilegiada do mundoooo , ( olhem só a pretenção)pois sou Mãe desse " POETA " maravilhoso que vcs tanto amam Bruno BJ !!! Obrigada a todos vcs por darem a ele uma das maiores alegrias que ele tem , escrever ... escrever ... escrever ... Continuem curtindo esse ser exclusivo ... sem igual ou parecido !!
    Deus que abençõe ele e vcs tooodos !!!
    Carinhosamente , Scheila ( mãe do Bruno BJ ... vulgo Lucinha ... rsrsrs)

    ResponderExcluir