sábado, 21 de março de 2009

Seria


O Bonsai é o símbolo de paz e harmonia que o oriente trouxe para o resto do mundo. Dentro da sabedoria japonesa, a constituição do Bonsai com seu desenho sinuoso e agradável oferece aos nossos olhos a sensação de bem estar e felicidade, a que universalmente chamamos: harmonia. Como qualquer árvore o Bonsai precisa de cuidados e atenção para que mantenha saudável a sua essência. Na verdade podemos dizer que a simbologia do Bonsai se identifica com a fragilidade e a beleza da vida humana.

A idéia é que ao se levantar da cama, as pessoas se deparem com o Bonsai e lembrem-se de tratá-lo com carinho, atenção, regando suas folhas, podando seus excessos e parasitas para preservar sua beleza e harmonia. O interessante é que a nobre iniciativa de cuidar do Bonsai deixa de ser um passa-tempo e acaba nos distanciando dos nossos próprios problemas e de tudo que em nossa vida também precisa ser podado, irrigado e cuidado.

Hoje em dia os excessos acontecem naturalmente: o excesso de trabalho, de alimentação ruim, de desculpas, de vaidade, solidão, excesso da falta de amor, excesso da falta de iniciativa em transformar todo excesso em energia positiva, em equilíbrio. Porque equilíbrio é o segredo do sucesso.

Seria tão saudável esquecer momentaneamente os Bonsais, os gatinhos e cachorros de estimação, o relatório do trabalho, a prova da faculdade, o problema do vizinho. Esquecer de tudo isso e acordar para os mecanismos que seu cérebro usa como fuga e que fazem você cuidar dos outros, no lugar de concentrar-se em você mesmo. Afinal, todo mundo merece ser feliz e a felicidade dentro de uma perspectiva mais simples, é fazer por onde. Este texto não é de auto-ajuda e nem tenta simplificar os problemas de cada um. Não mesmo! Apenas constata: se existe movimento, se existe comprometimento, as coisas acontecem, o universo conspira a favor. Ops e daí você pensa: esse cara acha que é um guru? E eu respondo novamente: não mesmo!

O problema é que movimentar a vida em busca da felicidade e harmonia é tão simples e óbvio, que acaba não sendo evidente. Que tal resolver hoje os problemas que poderiam ser empurrados para amanhã? O que é isso? Um pensamento. Perceba que traduzir em atitude o pensamento é o começo de tudo, o começo do movimento. Espero que daqui para frente exista movimento em todos os meus dias. Seria tão bom....



SERIA...

Que bom seria
Se fosse mais fácil conduzir a vida
Se todo dia não tivessem tantas perguntas
Para serem respondidas
Se fosse deitar e amanhecer
Não se preocupando por quê

Bom seria
Se fosse diferente todo dia
Longe da monotonia
Chorar por alegria
Sorrir diante da melancolia
Certo de que ela passa
Tudo passa um dia

Que bom seria
Se a nossa vontade
Não fosse apenas sonho
Acontecesse de verdade

Seria tão bom
Viver a vida que a gente não vive
Esquecer da tristeza que insiste

Que bom seria
Se tudo deixasse de ser e fosse
Barriga cheia
Cabeça feita...

Se tudo fosse de verdade e não de imaginação
Ver a chuva dentro de casa
Andar na rua sem muita preocupação


Que bom seria
Se achar quem te completa
Não fosse ingrata tarefa
De ser achado e não ter que achar

Que bom seria
Se toda saudade fosse feita de sorrisos
E não de lágrimas

Que bom seria
Se tudo fosse
E há de ser um dia...

Um comentário: